Pesquisa personalizada

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Eleições: Palco e Cortina

A perspectiva da política por parte do eleitor é uma. E a do político é outra.
O eleitor constrói suas convicções a partir dos discursos e propaganda do político. Dá até pra falar em “discurso-propaganda”.
Assim como um vendedor quer bater sua meta de vendas, o político quer bater sua meta de votos, caso contrário, não se elegerá.
O candidato quer votos e, para isso faz mais ou menos como faz um vendedor, ou seja, busca persuadir o “eleitor-comprador” através de técnicas de discurso e propaganda.
Então como posso saber se o que o meu candidato diz é verdade, ou mera propaganda?
Existe o conceito de propaganda enganosa, no sentido de que se promete ou propaga uma coisa e se entrega outra. Porém numa análise psicológica, toda propaganda induz ao engano. Nenhuma propaganda vai direto ao ponto, nas entre linhas, todas prometem que seu produto trará algum beneficio psicológico; felicidade, autoestima, segurança etc. Mas na prática, não é bem assim.
O que percebemos sobre política e políticos é o que nos mostram. Mas e o que não nos mostram?
Como são os bastidores? Como é atrás da embalagem bonita e sedutora? O que estão fazendo os políticos quando não estão expostos ao publico?
Políticos são os produtos a serem consumidos pelos eleitores. Serão estes condizentes com suas embalagens?
Com este texto, pretendo convidar o leitor a refletir sobre a complexidade do tema. Não tenho respostas. Seria muita pretensão de minha parte.
Gostamos muito das certezas, lutamos para nos convencer de que estamos certos no que pensamos, por outro lado, ignoramos que o conhecimento de fato é produto das perguntas. A dúvida antecede o saber.
É fácil perceber o que está no palco, mas não o que está por detrás das cortinas.

Diego Gutierrez Rodriguez
CRP:06/75564

Um comentário:

  1. Boa noite, Diego!
    Interessante poder pensar as eleições sob o prisma de uma relação vendedor-cliente; coisa que não deveria ser, mas, é no que transformou-se: uma relação comercial, em que o eleitor é visto e tratado como um consumidor.

    Você nos joga (a nos leitires/as) uma muito boa perspectiva para analisarmos a pauta!

    Abç.

    ResponderExcluir