Pesquisa personalizada

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Falsiê



Certa vez Jesus Cristo disse: “acautelai-vos dos falsos profetas”. Pegando uma carona nesse pensamento de advertência, digo também que é necessário ter cautela com os falsos mecânicos, advogados, motoristas e qualquer coisa que seja. 

Tenham muito cuidado com os falsos psicoterapeutas! Agora pouco ouvi no rádio uma coisa escabrosa de uma suposta psicoterapeuta dizendo que faz uso de técnicas e teorias que não são reconhecidas pela psicologia e muito menos pelos Conselhos Federal e Regional de Psicologia. Na verdade, para piorar, ela disse que não é psicóloga, não fez faculdade de psicologia, mas que seu trabalho é de psicoterapeuta. Como assim?

O código de ética do psicólogo é claro e taxativo ao dizer que é dever deste profissional trabalhar e utilizar “(...) princípios e técnicas reconhecidos pela ciência” e pela psicologia.

Então cuidado!

Existem profissionais que se dizem psicoterapeutas, mas não são, e se o são de formação (cinco anos de faculdade), se desfiguraram pela prática indevida da profissão.  Se suspeitar de alguma coisa procure o CRP. 

Porém, sei pela experiência que os bons profissionais são a maioria. Ainda bem!

É preciso cuidado porque o “falso” é uma simulação do verdadeiro, apesar de que existem imitações toscas o bastante para se denunciarem a si mesmas como cópias inautênticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário