A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que o uso do telefone celular por mais de 30 minutos por dia, durante dez anos, aumenta em 40% o risco de uma pessoa desenvolver 'glioma' – uma espécie maligna de tumor cerebral.
Veja bem, a OMS anunciou que existe uma possibilidade, não é uma certeza, trata-se de um alerta. Fique longe do pânico, não exagerar no uso do aparelho já uma boa coisa.
Já existem dicas para diminuir as possibilidades da ocorrência desse tipo de câncer. Fala-se em não exceder os 30 minutos diários com o aparelho colado na orelha, optar por falar no “viva-voz”, usar fones de ouvido e utilizar mensagens de textos.
Se precaver de um risco real é sempre bom, mas é preciso tomar cuidado para não cair no excesso, já que este pode levar ao pânico e a delírios hipocondríacos. Diferenciar o real do irreal nem sempre é tarefa fácil.
Paradoxalmente, cuidado em excesso faz mal ou já é resultado de algo que não está bem.
A OMS considera o uso do aparelho celular como um suspeito nocivo a saúde, já cigarro é considerado como culpado por ser cancerígeno. Ainda assim não me surpreenderia que agora algumas pessoas passem a ter mais medo de um celular do que de um cigarro.
Talvez enquanto fume, o celular toque, e o sujeito não atenda de medo. Pode parecer engraçado, mas está ai uma possibilidade bem trágica.
Pensar é importante, mas sem método pode ser perigoso.
Pense bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário