Pesquisa personalizada

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Resposta à Critica de um Leitor


“Dr. Diego G. Rodriguez, eu gostei de algumas coisas nos artigos a respeito do sobrenatural, mas acho que o senhor está enganado sobre algumas coisas. Os espíritos existem e nem todos esses fenômenos são psicológicos, muitos são reais”.



Essa foi a critica que recebi em meu e-mail de um leitor do blog “Psicoterapia & Psicologia”.


Primeiramente agradeço a qualquer crítica, pois são a forma pela qual posso medir a qualidade do que estou postando aqui no blog. Por isso, muito obrigado!


Penso que até mesmo uma alucinação ou um sonho são reais, pelo menos para quem os vivencia.


Também tenho minhas crenças espirituais e existenciais e penso que a espiritualidade é extremamente importante para nós seres humanos, contudo meu papel aqui é de um psicoterapeuta, e como a ciência não pode provar a existência ou não dos espíritos eu não tenho competência para afirmar a existência ou não dos mesmos.


A proposta do deste blog é de “um outro olhar”, ou seja, de interpretar os mais variados temas possíveis a partir da perspectiva da psicologia, por isso sou restringido a falar daquilo que possuo até certo ponto competência.


Ter uma prática “espiritual”, como orar, ir à igreja, meditar, jejuar e assim por diante, trás muitos benefícios para uma qualidade de vida melhor. Percebo isso tanto em minha vida como na dos meus pacientes, familiares e amigos.


Porém tudo o que é em excesso passa a ser prejudicial, buscar o equilíbrio entre nossa necessidade espiritual e o mundo concreto é importantíssimo para ser alguém bem ajustado. Os excessos corrompem uma das coisas mais valiosas e saudáveis que possuímos, nossa espontaneidade e autenticidade. O fanatismo religioso, político e ideológico são alguns exemplos de excesso, ou seja, de corrupção do que somos.


Tudo vale a pena quando somos autênticos!


Diego G. Rodriguez
Psicólogo
CRP:06/75564

Nenhum comentário:

Postar um comentário