Pesquisa personalizada

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Uma crise da terceira idade


Nos consultórios tem-se percebido que pacientes da terceira idade vêm apresentando uma espécie de crise. Uma crise da terceira idade.
Crise, do latim “Crisis” por sua vez derivado do grego “Krísis”, designa um período transitório de mudança, isto é, não dura para sempre, tem um início e um fim indeterminados. No latim a palavra “crisis” é muitas vezes comparada ao vento.
Quando falamos em crise, falamos de mudança, e toda mudança traz consigo perdas e ganhos. Em termos psicológicos uma pessoa em crise está num período de perda de sua homeostase psíquica, e com toda perda vem o sentimento e período de luto.
Um exemplo de crise muito citado é o da adolescência, este sofre uma série de mudanças tanto fisiológicas quanto psicológicas. Parte do sofrimento dessa etapa da vida está na perda do corpo, da mente e do universo infantil. Com essa perda vem o inevitável período de luto.
Não é diferente com a chamada terceira idade. O idoso está passando por uma crise, com ela vem a perda e o luto.
Até alguns anos atrás o idoso se sentia fisicamente e mentalmente capaz de realizar qualquer tarefa humanamente possível, porém com o passar dos anos as funções fisiológicas vão perdendo seu desempenho. Agora fica difícil subir uma escada, enxergar, ouvir etc.
Evidentemente essas perdas acompanham sofrimento.
Perde-se todo aquele vigor da juventude e enquanto o idoso estiver elaborando seu luto, estará em crise. Muitas vezes seu sofrimento atinge aos familiares e as pessoas mais próximas.
Apesar da perda haverá ganhos, aos poucos vai desfrutando de um período da vida de maior reflexão e sabedoria é a época de descansar, de se acalmar, passear e aproveitar o tempo.
Em muitas culturas o idoso sempre foi visto como uma figura extremamente importante, era o sábio da tribo, do clã e da vila, assim era tido como alguém a ser respeitado pois já passara por diversas situações da vida e sobreviveu a todas.
O idoso é então o exemplo de superação, de força, de vitória, de auto-conhecimento e de sabedoria.
Se sobrevivermos aos muitos intempéries que a existência nos coloca dia a dia, seremos idosos, seremos esses vitoriosos.
 
 
Diego G. Rodriguez

Psicólogo
CRP:06/75564

Nenhum comentário:

Postar um comentário